Mulher Virtuosa

#1 ELA TEM TEMOR A DEUS

Temer a Deus significa adorá-Lo de todo o coração, mente e alma (Mateus 22:37).  Ela busca, em primeiro lugar, a vontade de Deus acima da sua, em todas as áreas de sua vida e em tudo o que faz, glorifica e engrandece o Seu nome. “A mulher que teme ao Senhor será elogiada.” (v.30b, NVI)

#2 ELA É SÁBIA

Em suas palavras há sabedoria, de forma que quem as ouve são tocadas por Deus. Ela não se envolve em brigas, gritarias, fofocas e intrigas que destroem vidas, mas procura edificar os outros com suas palavras (Efésios 4:29). “Fala com sabedoria” (v.26a, NVI)

#3 ELA SABE AMAR

Ela pratica o amor, se interessa pelas outras pessoas e é sensível com as necessidades dos que estão ao seu redor. Ela está atenta para ouvir a voz de Deus e ser a bênção para as pessoas, ela oferece ajuda a quem precisa e está sempre preparada para Deus agir na vida de outros irmãos por meio dela (Filipenses 2:4).

“Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres.” (v.20, NVI). “Ensina com amor.” (v.26b, NVI)

#4 ELA CUIDA DE SUA FAMÍLIA

Ela tem zelo por cada um de sua família e administra bem a sua casa, assegurando que todos os seus familiares estejam sempre bem cuidados. “Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões.” (v.14, NVI). “Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas.” (v.15, NVI). “Faz cobertas para a sua cama” (v.22a, NVI). “Não receia a neve por seus familiares, pois todos eles vestem agasalhos.” (v.21, NVI)

#5 ELA NÃO TEM MEDO DO FUTURO

Ela sabe que o futuro está nas mãos de Deus, assim, não teme pelas más notícias e muito menos se preocupa antecipadamente por situações que estão fora de seu controle ou que ainda não aconteceram (Filipenses 4:6). “Sorri diante do futuro.” (v.35b, NVI)

#6 ELA ADMINISTRA SUAS FINANÇAS

Ela não tem amor ao dinheiro e nem gasta de forma desequilibrada o que ganha, não se planejando e se endividando inconsequentemente. Ela sabe que tudo o que possui pertence a Deus e deve ser administrado da melhor maneira, assim, procura usar os recursos com sabedoria, de forma que possa colher frutos com o dinheiro que Deus deixou aos seus cuidados. “Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha.” (v.16, NVI)

#7 ELA TRABALHA COM DEDICAÇÃO E PRAZER

Seu trabalho dignifica Deus, pois em tudo o que ela faz, existe empenho e boa vontade. Ela encontra prazer em seu trabalho e dá o melhor de si, buscando a excelência, não se permitindo a ser guiada pela preguiça ou negligência. (Eclesiastes 9:10). “Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos.” (v.13, NVI). “Entrega-se com vontade ao seu trabalho.” (v.17, NVI). “Cuida dos negócios da sua casa e não dá lugar à preguiça.” (v.27, NVI). Ela também busca trabalhar de forma que o seu trabalho possa gerar valor para a sua vida e para a vida de outras pessoas. (Colossenses 3:23). “Nas mãos segura o fuso e com os dedos pega a roca.”(v.19, NVI). “Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes.” (v.24, NVI)

#8 ELA CUIDA DE SI, TANTO DO SEU INTERIOR COMO SEU EXTERIOR.

Ela cuida de sua aparência, conhece os seus pontos fortes e se veste elegantemente, sem se tornar vulgar.

“Veste-se de linho fino e de púrpura.” (v.22b, NVI)

Ela está constantemente desenvolvendo o seu caráter nobre, aprendendo a viver como Jesus e buscando apenas o que é bom em seus erros passados e experiências de vida para se tornar uma mulher mais forte e sábia. “Reveste-se de força e dignidade” (v.25a, NVI)

#9 ELA É UMA ESPOSA IDEAL

Ela trata o marido com respeito e admiração, sendo sempre sua parceira e auxiliadora. Ela não trai seu marido, não o compara com outros homens e muito menos o ridiculariza, mas sempre o elogia, mostrando interesse pelo que ele pensa e faz, e acima de tudo, o ama com o amor de Deus (Provérbios 12:4). Seus filhos também são abençoados por ela, são criados em um lar seguro onde demonstra amor de Jesus, e são instruídos com sabedoria, conforme a Palavra de Deus (Provérbios 22:6). “Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.” (v.11, NVI). “Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida.” (v.12, NVI). “Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: ‘Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera’. ” (v.28-19, NVI)

#10 ELA SABE O QUE É A VERDADEIRA BELEZA

Ela não permite que os padrões de beleza impostos pelo mundo definam a sua real beleza, única e maravilhosa. Ela sabe que Deus a considera muito bela e reconhece que a sua verdadeira beleza não está em seu corpo ou nas roupas que veste, e sim, em seu coração humilde que adora a Deus com sinceridade e alegria. (1Samuel 16:7). “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada (…)” (v.30, NVI)