o plano da salvação

O Plano da Salvação

“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4.12)

A. DEUS QUER QUE TODOS SEJAM SALVOS

“Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” (1 Timóteo 2.3-4). A vontade de Deus para todos os homens é a sua salvação. O Senhor não tem prazer

em ver nenhuma pessoa perecer por causa do pecado. Pelo contrário,Ele tem trabalhado em favor de nossa salvação.

B. TODOS PECARAM.

“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” (Romanos3.23). “Tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis;não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” (Romanos 3.9-12).Nenhum homem é desculpável perante Deus. Todos pecaram,isto é, todos trazem dentro de si o germe maligno do pecado,que produz fortes e sérias consequências. O pecado é o maior problema do homem.

C. O SALÁRIO DO PECADO.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6.23). Tudo na vida traz após si uma recompensa, quer seja boa quer seja ruim. O mesmo acontece com o pecado, ele traz a pior de todas as recompensas

– a morte. Na Bíblia encontramos três tipos de morte:

MORTE FÍSICA: “e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” (Eclesiastes 12:7). O espírito do homem se separa do corpo.

MORTE ESPIRITUAL: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito deDeus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos6:23). “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Romanos5:12). O espírito do homem está separado de Deus por causa do pecado.

MORTE ETERNA: “E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.” Mateus 25:46. O homem morre a morte física estando morto espiritualmente. Neste caso não há mais nenhum recurso a fazer.

D. DEUS AMOU O PECADOR.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16). Vendo o estado do homem e o seu perigo iminente, morrer eternamente, Deus o amou a tal ponto de providenciar sua salvação, dando o Seu Filho Unigênito, Jesus, para morrer em seu lugar.

E. A SALVAÇÃO NÃO É COMPRADA.

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2.8,9). Ainda que usássemos todas as riquezas do mundo para salvar uma pessoa seria inútil. Ninguém e nada pode pagar pela salvação do homem. O preço de nossa salvação só Jesus pode pagar, e agora oferece aos homens gratuitamente, pela Sua graça, que significa favor imerecido.

H. NOSSA RESPOSTA AO PLANO DE SALVAÇÃO

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.” (João 1.12). Não basta tomar conhecimento do perigo do homem, nem saber o que Deus tem feito para salvá-lo, é preciso agora tomar uma atitude em resposta ao que já foi feito para ele. O homem precisa receber e crer em Jesus como o seu Salvador pessoal, como lemos no texto bíblico acima.