a vida eterna

A Vida Eterna

“E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.” (Mateus 25.46). “E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disselhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (Lucas 10.25). “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16).

A. O QUE É A VIDA ETERNA?

A vida eterna é a vida de Deus. O desejo de Deus é compartilhar conosco a Sua própria vida, em todos os sentidos, virtudes e valores. A tarefa primordial na salvação de Jesus é que tenhamos a vida eterna, a vida de Deus. Isto significa o resgate da imagem e semelhança divinas perdidas na queda no Jardim do Éden. A pessoa que tem a vida eterna viverá eternamente com Deus em Sua glória. O maior feito da obra de Jesus em prol da nossa salvação é o fato de sermos gerados de novo, onde nos é concedida a vida de Deus. Esta é a vida abundante que Jesus fala em João 10:10 – “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” É o que Pedro chama de natureza divina: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.” (2 Pedro 1.3,4).

B. EM QUE CONSISTE A VIDA ETERNA?

Jesus na oração sacerdotal declara: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17.3). Este conhecimento é, segundo Jesus, a receita perfeita para experimentar a vida eterna em sua plenitude. O Conhecimento de Deus é vital para nós. Conhecer a Deus nos faz compreender o que somos e nos torna aptos para galgarmos coisas imprescindíveis para a vida vitoriosa e feliz. Daniel disse: “o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo.” (Daniel 11.32). Deus fala através de Oséias: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” (Oséias 4.6). É impossível viver a vida eterna sem conhecer Deus. João em seu evangelho afirma o seguinte: “A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.” (João 1.4).

C. O QUE EQUIVALE A VIDA ETERNA?

A vida eterna é o objetivo da salvação. É a segurança de viver por toda a eternidade com Deus, salvos e livres da condenação do pecado, a morte eterna, o inferno. Deus nos amou a tal ponto de nos dar seu Filho Jesus, a fim de que creiamos nele, não pereçamos e tenhamos a vida eterna. Isto é a segurança eterna, a certeza de que viveremos toda a eternidade com Deus, uma vez que fomos resgatados, para que possamos viver a plenitude de seu propósito para os homens. O que Deus tem para dar aos homens de maior valor é a vida eterna.

D. QUAL É A NOSSA RESPOSTA QUANTO A VIDA ETERNA?

“E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1 João 5.11,12). Nós precisamos receber Jesus em nossas vidas como nosso Salvador pessoal, só assim teremos a vida eterna de Deus.