a nova vida

A Nova Vida

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. (2 Coríntios 5.17)

A. NOVA CRIATURA

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17). A primeira bênção que recebemos em nossa salvação é o fato de sermos feitos, em Cristo, novas criaturas, isto é, podemos a partir daquele momento viver e experimentar uma nova vida. As coisas velhas que nos oprimiam, condenavam e acusavam, gerando tristeza e angustia, tornando- nos escravos da insatisfação, proporcionada pelo vazio e falta da presença de Deus, agora em Jesus, nosso Salvador, elas se passam, saem de cena em nosso novo viver, para que possamos experimentar vida nova, onde prazer e paz reinarão dentro de nós.

B. NOVOS VALORES

A nova vida traz dentro de si valores novos e bem diferentes do que estamos acostumados a viver. Jesus não apenas nos tira de nossa velha vida, como também nos coloca num novo viver, onde as regras são pautadas na santidade de Deus em caráter, gerando valores e padrões em níveis sublimes, que fazem de nós pessoas diferentes dos padrões do mundo, os quais eram as coisas que praticávamos no nosso cotidiano. O Apóstolo Paulo escrevendo aos Efésios diz: “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.” (Efésios 4:28). Aqui seremos capacitados pelo Espírito Santo para vivermos os novos valores.

C. NOVA DINÂMICA

Nós muitas vezes desejamos mudar de vida, mas esbarramos sempre em nossas fraquezas e incapacidade de promover, à nossa própria força, qualquer mudança no caminhar diário. Ainda o Apóstolo Paulo compartilha conosco essa sua dificuldade em sua carta aos Romanos – “Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.” (Romanos 7:19). Todavia a nova vida que vamos viver não é fruto dos nossos próprios esforços, mas da atuação do Espírito Santo dentro de cada um de nós. O poder de Deus para salvar dará continuidade em nos capacitar para esta nova vida.

D. NOVOS CAMINHOS

Ao começar viver a nova vida que Deus nos concede através de Jesus, descobriremos novos caminhos diante de nós, que nos propiciarão prazer e muita graça, os quais hão de corroborar para o embelezamento desta vida nova que se descortina diante de nós. Além de trilharmos o caminho da salvação que esta Cartilha nos propõe, vamos conhecer o caminho do discípulo, seguidor de Jesus, o caminho do servo e também o caminho do crescimento, que darão um sentido todo especial à razão de nossa vida, bem como nos tornarão, pela ajuda de Deus, úteis e importantes em impactar as vidas de muitas outras pessoas pelo conhecimento do Evangelho de Cristo.

E. SUA RESPOSTA A DEUS

Uma vez informado da nova vida que Deus tem para você, de sua dinâmica e valores, o do que Deus deseja fazer através de sua vida, qual será a sua resposta para Deus? Claro que você entregará sua vida inteiramente nas mãos de Jesus, confiando plenamente no que Ele vai fazer dentro do seu coração e também dos planos dele em alcançar outras pessoas através do seu testemunho de vida.