missão

MIssão Site

A palavra Missão é rica em significado. Dela derivam muitos vocábulos especificando os alvos que a palavra indica e sugere. Quer em seu uso secular ou com objetivo espiritual (realizações da fé) a semântica não muda. Missão é uma determinada tarefa que alguém se compromete a realizar por sua própria iniciativa ou em obediência a uma ordem. Vamos tratar de Missão no contexto de comunidade eclesial, igreja.

Vida para a Igreja.

Sendo a missão da igreja a proclamação da verdade falada e vivenciada por cada membro, em obediência a uma ordem do Senhor Jesus; ao fazê-lo, cada missionário canaliza para si a vida. “As palavras que eu vos disse são espírito e vida” (Jo 6.63b). Assim como a vida se multiplica na procriação biológica, também se multiplica na família-igreja que se empenha na geração de filhos espirituais.

Cuidando da saúde pessoal e comunitária.

Isso se consegue obedecendo ao resuma da Lei ou a Lei de Cristo. “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração , e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Mc 12.30,31. Enquanto o cristão e a comunidade não vivenciarem aquilo que pregam, amor a Deus e ao próximo, ficam sem credenciamento para cumprir sua missão ao mundo. “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13.27). Nossa missão doméstica, nosso dever de casa antes de empreendermos as grandes cruzadas, é amarmos a Deus e ao próximo.

O preço da missão.

A igreja está envolvida numa guerra de confrontação e ataque aos principados e potestades do mal (Ef 6.10-20) que fazem oposição ao Reino de Deus. Ao oferecermos, por inteiro ao Senhor Jesus Cristo, tornamo-nos parte do Seu domínio sabendo que essa guerra terá um final feliz, onde duas condições serão firmadas: os soldados de Cristo tomarão posse do Reino preparado para eles desde a fundação do mundo e os inimigos serão subjugados e colocados debaixo dos pés do Rei dos reis. “Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés” (I Co 15.25). Apesar de O Todo Poderoso Filho de Deus poder derrotar e dissolver o império de Satanás com um simples gesto ou palavra, ele interage conosco. Essa guerra é entre os filhos de Deus e o inferno. É, como diz Paulo: “A nossa luta”. Essa missão é da Igreja. “As portas do inferno não prevalecerão contra ela (a igreja)” (Mt 16.18).

Missão em relação à igreja.

Não há a classificação de igreja missionária e não missionária -(estática). A Igreja é o Povo do Caminho (At 22.4 e 24.14). Só há uma missão ou comissão dada pelo Senhor da Igreja: “Ide, ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ensinando-as a guardar todas as coisas que vos tenho mandado” (Ver texto completo – Mt 28.16-20).

A maior riqueza daquele que tem uma ou a missão.

A Presença do Grande Missionário Jesus Cristo. “Estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28.20 b).

Por Eli Dias de Melo